domingo, 27 de novembro de 2011

Fado é Património da Humanidade

A UNESCO aprovou o Fado como Património Imaterial da Humanidade.
O Presidente da República congratulou-se hoje com a designação do fado como Património Cultural Imaterial da Humanidade, considerando que este reconhecimento é "motivo de orgulho para todos os portugueses".

"Este reconhecimento constitui um motivo de orgulho para todos os Portugueses: a partir deste momento, o fado é reconhecido como um Património de toda a Humanidade, um valor inestimável no presente e uma herança cultural importante para as gerações futuras", lê-se numa mensagem do chefe de Estado divulgada no "site" da Presidência da República.

Cavaco Silva, que tinha dado o alto patrocínio à candidatura, refere ainda que foi com "profunda satisfação" que tomou conhecimento da decisão de integrar o fado na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade, felicitando todos os que mais diretamente estiveram envolvidos na preparação, desenvolvimento e divulgação desta candidatura.

Também o secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, afirmou hoje em comunicado que a distinção da UNESCO ao Fado dá aos portugueses "alegria [...] numa altura em que Portugal necessita como nunca de notícias positivas".

Num comunicado enviado à Lusa, Francisco José Viegas, afirma que a decisão tomada hoje em Nusa Dua, na Indonésia, irá "contribuir para que as atenções do mundo se voltem para um dos emblemas da nossa cultura e do nosso talento".

"Esta decisão -- escreve o governante - dá-nos também, aos portugueses, um motivo de alegria. Alegria essa que, nos dias que correm, tem encontrado razões mais escassas para manifestar-se".

Sem comentários:

Enviar um comentário