quarta-feira, 11 de abril de 2012

Dos Melhores Guitarristas do Mundo e é Açoriano

Nascido na Praia da Vitória, ilha Terceira, Nuno Bettencourt "Felizmente" viu-se obrigado a deixar os seus amigos aos 14 anos e acompanhar os seus pais que emigraram para os EUA.

Após uma primeira e falhada incursão pela bateria, rapidamente Bettencourt compreendeu que o seu dom era a guitarra, adoptando um estilo Hard Rock e com algumas influências de Grunge e gastando muitas horas para praticar tal instrumento apresentado a ele pelo seu irmão.


Em 1986, dá-se um acontecimento que iria mudar a sua vida, juntou-se aos Extreme.

Nas apresentações ao vivo da banda, era Nuno quem dava nas vistas, recebendo cada vez mais criticas positivas por quem o via actuar, sendo possuidor de uma técnica sublime, uma velocidade incrível e uma criatividade imensa. A sua popularidade foi aumentando, havendo diversas pessoas que o consideravam "O novo Van Halen", artista que era um ídolo para Bettencourt e que serviu de modelo inicial.

Com lançamento do primeiro álbum da banda, Pornograffitti, Nuno foi catapultado para um nível superior no que à fama diz respeito, sendo alvo de uma reportagem na revista "Guitar Magazine" e tendo sido lançado pela Washburn uma série de Guitarras com o seu nome.

A sua popularidade não mais parou de aumentar, sendo convidado a participar no "Guitar Legends", ao lado de guitarristas como Brian May, Joe Satriani e Steve Vai. Após esta ascensão imediata surgiram os prémios individuais arrecadando em 1992 os prémios "Top of Rock", "Songwrigther of the Year", "Solo of The Year" e Guitar LP of the Year", juntados aos outros 5 prémios que venceu com a banda. Após a tour Europeia de promoção ao "III Sides to every story", Nuno recebeu mais uma vasto leques de prémios importantes: "MVP" no Guitar World Readers Poll, ficando à frente de nomes como Joe Satriani, Van Halen, Slash e Eric Clapton; o pémio "Best rock Guitar" também não lhe fugiu bem como o "The Best Solo", em "Rest in Peace"(Música de audição Obrigatória bem como a Midnight Express, Hip Today e o Clássico More Than Words).

Com a longa paragem dos Extreme, Nuno dedicou-se à carreira a solo, lançando o álbum "Schiziphonic", álbum mal aceite pelo público mas muito bem referenciado pela critica da imprensa especializada, temas como Gravity, Crave e Karmalaa fazem as delicias deste trabalho.

Em 2010, parte na digressão "Last Girl On Earth Tour", juntamente com Rihanna, sendo desta forma o guitarrista de suporte da tour.


Sem comentários:

Enviar um comentário