segunda-feira, 11 de junho de 2012

Portugal e a Música

Sem sombra de dúvidas que o nosso país vive a melhor fase de sempre no que há música diz respeito. Cada vez mais surgem novos projetos com enorme qualidade, todos os dias bandas Nacionais são faladas no estrangeiro. Em França, Paulo Furtado é visto como uma referência , constantemente é destaque na imprensa daquele país, em Portugal muitos não o conhecem. Dead Combo, ocuparam até à bem pouco tempo o Top do I-tunes com 3 álbuns nas 10 primeiras posições, o que é algo que não está ao alcance de muitos artistas Mundiais, mas foi necessário vir Anthony Bourdain ao nosso país para o duo passar a ser conhecido em Portugal. Mazgani é sem dúvida mais um dos imensos projetos lusos de grande qualidade, certamente que se Shahryar Mazgani pudesse escolher, hoje em dia não teria vindo para Portugal, país onde o artista, eleito em 2005 um dos mais promissores novos artistas europeus, não consegue colher fundos para editar um novo álbum. Temos Sean Rilley and the Slowriders que é mais procurado para tocar no estrangeiro do que em Portugal, é mais um caso de enorme qualidade mas que não é aproveitada pelo nosso país. Quando falamos em projetos Nacionais, mais um nome que vem à baila são os Buraka Som Sistema, grupo que em Portugal tem grande número de fãs, fãs estes que teimam a não o admitir pois o som da banda é muitas vezes associado, injustamente, a um som "Brega", mas quando a banda é citada por ter dado um enorme concerto em Nova Iorque, os fãs já aparecem.



Portugal já há muito que deixou de ser um país pequeno no que há música diz respeito, basta olharmos para a quantidade grandes bandas que incluem o nosso país no seu "Mapa de Tour", seja para atuar em festivais seja em nome próprio. 2012 é mais um ano importante para Portugal, musicalmente falando, tivemos a 5ª edição do Rock In Rio, que é talvez o festival mais Internacional do Mundo e que movimenta Milhões, nomes importantes marcaram presença como Bruce Springsteen, Stevie Wonder, Smashing Pumpkins e Metallica. O objetivo da organização é estender o festival a todo o Mundo sendo que em 2013 irá se realizar na Argentina com a promessa de em 2014 o festival regressar a Portugal.

2012 é também o ano em que um dos maiores festivais de música alternativa do Mundo foi expandido a Portugal, falamos do Optimus Primavera Sound, que teve uma enorme procura de estrangeiros contrastando com o desinteresse dos portugueses por este festival. O cartaz também ajudou, com os principais nomes da música alternativa do momento, The XX, Flaming Lips, Kings of Convenience, Wilco ou os Suede.

Este será mais um ano em que teremos uma das bandas mais esperadas em Portugal, os Radiohead que irão atuar no Optimus Alive, ao lado de nomes como The Cure, Stone Roses e Mazzy Star. Mais uma vez, este é um festival que vai contar com cerca de 15.000 estrangeiros e que já tem um dia completamente esgotado.

Além destes três festivais citados, há também o Super Bock Super Rock, que apresenta um super cartaz com a presença de Peter Gabriel, M.I.A, Hot Chip, Bat for Lashes, Alabama Shakes e os Portugueses Wraygunn.
Mais a sul, na Zambujeira, vamos ter  Ben Harper, Eddie Vedder, Nicolas Jaar e Two Door Cinema Club entre muitos outros.
Outro enorme cartaz será o do festival Marés Vivas, em Gaia, onde estão confirmados os Garbage, Gogol Bordello, Franz Ferdinand, Billy Idol e Wolfmother.
Um dos festivais mais aguardados é também Paredes de Coura que adicionou um dia extra ao cartaz. Até agora já confirmara a presença na Praia Fluvial do Rio Tabuão bandas como dEUS, Kasabian, Ornatos Violeta, Dead Combo e Of Montreal.

Estes são apenas alguns dos festivais que irão se realizar no nosso país, há muitos mais com cartazes igualmente brilhantes e para todos os gostos, Milhões de Festa, Festival de musicas do Mundo de Sines, Maré de Agosto etc...


Como se pode ver, não faltam impulsionadores da música em Portugal, desde artistas a promotores, o que faz falta realmente é mente aberta por parte da população em geral, e menos oportunismo por parte das editoras.


Sem comentários:

Enviar um comentário