quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Entrevista aos Tono

O Sons no Vento entrevistou os Brasileiros Tono, uma das bandas do momento que mostra-se fã do Fado, Zeca Afonso e de Rui Reininho.

Leia:


ENTREVISTA AOS TONO


Como e quando surgiram os Tono?

Em 2007 Rafael Rocha, recém separado de seu primeiro casamento, não sabia exatamente o que queria, mas sentia total necessidade de montar um novo projeto musical para dar seqüência a vida. Chamou amigos em comum para encontros semanais que ocorriam no "Pereirão", um casarão da mãe de Bruno Di Lullo onde artistas moravam e se encontravam para tocar. Os encontros foram acontecendo e Bem Gil foi crucial para que se formasse um repertório autoral pois estimulava Rafael a tocar as músicas que o mesmo não mostrava para ninguém e só cantava na casa de banho. Uma seleção natural de músicos e canções aconteceu desembocando no informal primeiro disco do Tono, "Auge".

Os Tono são constituídos por quem?

Bem Gil nas guitarras, Rafael Rocha na voz e bateria, Bruno Di Lullo no baixo e Ana Cláudia Lomelino nos vocais.

Como é o vosso processo de criação? Quem se encarrega de quê?

O Rafael compõe, o Bem organiza, o Bruno fuma e a Ana brilha… Brincadeiras a parte, todos se dividem. Os arranjos surgem coletivamente nos ensaios e todos são músicos, cantores e compositores. Todos trazem idéias além da música.

Alguém dos Tono tem formação musical?

Rafael, Bem e Bruno estudaram música, mas não na faculdade. Na faculdade Rafael estudou cinema, Bem geografia e Bruno contabilidade. Ana foi seqüestrada da astrologia quando revelou seu timbre, por acaso, ao gravar com Rafael durante uma viagem.

Quais as principais influências dos Tono?

O movimento musical da "Tropicália" e sua reverberação pelas gerações seguintes. E também fado, música do nordeste do Brasil e música pop internacional.

Existem outros projetos ou os elementos estão focados apenas nos Tono?

Os integrantes estão focados no Tono mas existem outros projetos paralelos que complementam nossa musicalidade. O "Rabotnik", o "Brasov" e o "Real Imaginário" são exemplos de outras interfaces da banda. E os Tonos trabalham como instrumentistas para artistas como Gal Costa, Gilberto Gil, Adriana Calcanhotto e Moreno Veloso, entre muitos outros.

Qual o concerto que os Tono guardam melhores memórias?

Um deles foi o que realizamos em Portugal pois achamos o Público muito ávido por nossa música. Outro foi um concerto com Ney Matogrosso que é um mestre da performance musical aos 70 anos. Ele vai gravar umas músicas do Tono em seu novo disco.

Muitos consideram que os Tono criaram algo que ainda não existia na música, concordam com esta afirmação? E porquê?

O baterista cantar várias músicas como vocalista principal é um diferencial. Além disso existe o fato de nossa vocalista não se definir entre cantora principal e back vocal. Também estamos sempre mudando os arranjos de acordo com o sentimento de cada show e sempre fazendo intercâmbio com diversos artistas, o que possibilita uma transformação contínua do que é o som do Tono.

Recentemente estiveram no festival Super Bock Super Rock em Lisboa, que acharam do festival e do público português?

O festival e o público foram fantásticos. Temos certeza que foi apenas a primeira de muitas vezes. Queremos trocar mais com Portugal. Amamos a cultura deste país.

Viram mais algum concerto neste festival?

Vimos apenas fragmentos pois estávamos concentrados, mas pudemos passear rapidamente pelo sítio para tomar uma cerveja depois do show.

Que Acham de Lisboa em si?

Temos amigos queridos, gostamos da comida, do vinho, do Bairro Alto, das pessoas e da brisa. Uma das músicas de nosso novo disco é uma parceria de Rafael com o português Zé Castro.

Depois de “Auge” de 2008 e “Tono” de 2010. para quando um novo álbum?

Estamos entrando em estúdio para começar a produzir nosso terceiro disco com a colaboração de Arto Lindsay na produção. Sairá no início de 2013. Estamos felizes pois somos viciados em produzir mais material.

São conhecedores da música portuguesa? Que projetos destacam em Portugal?

Amamos vossa música. Gostamos de Zeca Afonso, das Doce e fado nos emociona profundamente.

Com quem desejariam partilhar um palco?

Com o veterano "Rui Reininho" ou com os novíssimos "Os Quais".

Como está a vossa agenda?

Acabamos de voltar da turne pela Europa e agora temos diversos shows pelo Brasil, incluindo um show totalmente novo que tem como tema o espaço sideral. 

Sem comentários:

Enviar um comentário