sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Entrevista aos El Coyote


O Sons No Vento entrevistou a promissora banda El Coyote. O trio oriundo da Maia vai editar o seu EP brevemente e assumem-se fãs dos Primus.
Os El Coyote são mais um projeto português com grande margem de manobra. Associam um "Funk-rock" com certos ritmos Blues passando por alguns elementos Grunge. Energia não lhes falta bem como qualidade.



Quais são os elementos dos El Coyote? Alguém tem formação Musical?
Os El Coyote consistem em três tolhos nativos da Maia, com João na guitarra e na voz, Diogo no baixo e Ricardo na bateria. A nossa formação vem das nossas influências mas, a título de exemplo, o nosso baterista tem 5º grau de guitarra clássica.

Quando e como é que surgiu o projeto El Coyote?
El Coyote já tem 3 anos de existência, mas só no início do presente ano (2012) é que atingiu a sua génese perfeita. Iniciou-se a partir de jams entre os dois guitarristas, João e Ricardo, seguindo-se posteriormente a junção natural de um baixista e baterista. Depois de vários contratempos, ficou a formação final com João na guitarra e voz, Ricardo passa para baterista e o Diogo no baixo.

Quais são as vossas principais Influências?
A sede do Coyote remonta às décadas de 60 e 70, onde reinava nos EUA junto com a música que daquele tempo, o blues rock e tudo o que daí partia. E a nossa música acaba por enquadrar-se no blues rock, ainda que em muitos casos vagueie por estilos mais pesados.

Esta é a vossa primeira banda ou alguém já teve outras experiências?
Todos nós já tivemos outras bandas anteriormente, onde alguns elementos do El Coyote tocaram juntos também.

Como caracterizam a vossa música?
Não há tempo para estranhar e entranhar. Quando se dá conta da música já está a calçada a ser desmontada. A nossa música explora os diversos estilos que ouvimos, sem prender-se muito a nenhum deles.

Como é feito o vosso processo de criação? Quem se encarrega do quê?
É aleatória. Alguém tem uma ideia e depois construi-se a partir daí até nascer a obra.

Já têm material para um novo álbum? Quando estão a pensar editá-lo?
Estamos a tratar disso. Vamos finalizar umas gravações em breve e lançar o EP. A data é que ainda não está definida, mas será para breve.

Como está a vossa agenda?
Está bastante agradável. Tivemos a possibilidade de tocar em bons sítios, como a Festa do Avante e o Hard Club. Para breve, iremos até São João da Madeira dia 14 de Dezembro e até Vigo no dia seguinte.

Com quem desejariam partilhar um palco e onde?
Primus. São, tal como nós, um trio e têm sido uma grande influência. Seria uma experiência muito produtiva para nós.

Qual o melhor concerto que já deram?
O melhor foi num pequeno convívio realizado pela associação de estudantes da faculdade de arquitetura. Claro que os concertos do Avante e Hard Club foram bastante, bastante épicos!

Qual seria para vocês a banda perfeita?
Teria de ser uma banda bastante grande e seria uma grande confusão. Não conseguimos mesmo escolher pois apreciamos uma grande variedade de bandas e músicos, cada um com particularidades impossíveis de excluir.

Em que estado acham que está a música Nacional? E que projetos destacam?
Pensamos que está bem melhor. Há agora mais variedade e qualidade! A titulo de exemplo, temos Black Bombaim que já estão a ter enorme sucesso a nível internacional.

Querem deixar algum contacto para que alguém que leia esta entrevista vos possa contactar para agendar um concerto?
Sim, podem contactar através do facebook, www.facebook.com/elcoyoteportugal

Querem deixar algum conselho para os jovens artistas portugueses?

Muito difícil..desistam! Mas a realidade é esta, não vale a pena uma pessoa começar a projetar grandes voos. Procurem nunca perder a vossa identidade, fazer o vosso trabalho e conquistar o máximo de público possível. Se por outro lado tiverem muito “padrinhos” o caminho é mais fácil.



Sem comentários:

Enviar um comentário